Oficialmente inaugurada em 9 de maio de 2005 pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a Galeria Municipal é um imóvel construído de raiz a partir de um projeto arquitetónico concebido por um dos nomes cimeiros da designada “Escola de Arquitetura do Porto”: Alcino Soutinho (25.12.1930). Não é, todavia, uma estrutura que tenha surgido por acaso no âmbito da construção do designado “núcleo cívico de Matosinhos” que inclui, também, o edifício dos Paços do Concelho (inaugurado em 1987), o Arquivo Histórico Municipal e a Biblioteca Municipal Florbela Espanca (2005) e o Auditório Municipal (projeto apresentado e aprovado em 2010). Pelo contrário. A sua construção decorre de uma significativa dinâmica expositiva da Autarquia em torno das artes plásticas.
Com efeito poder-se-á recuar a 1988, com a utilização para exposições do vasto espaço da garagem do recém inaugurado edifício dos Paços do Concelho, o início de uma política coerente e regular de exposições de artes plásticas em Matosinhos. O contínuo aproveitamento daquele vasto espaço de garagem (que nunca chegou, por tal motivo, a ser utilizado como tal) levou mesmo a que este viesse a sofrer algumas obras de adaptação, dando origem à Galeria Nave. Espaço que, apesar das várias vicissitudes e condicionantes que apresentava, abrigou exposições de referência nacional e internacional, para aqui concebidas e inauguradas. Caso, entre tantas outras, das grandes Retrospetivas de Augusto Gomes e Júlio Resende ou exposições de impacto internacional (ainda hoje em itinerância) em torno das criações arquitetónicas dos dois prémios Pritzker nacionais: Álvaro Siza Vieira e Eduardo de Souto Moura.
A abertura da Galeria Municipal foi, pois, o corolário de toda essa dinâmica e da consequente criação de um público atento, crítico e expectante. Obviamente a criação e inauguração desta Galeria, com outras condições expositivas, de conforto e de serviços, veio potenciar e aprofundar de um modo inequívoco esta vertente da ação cultural da Autarquia de Matosinhos, respondendo de um modo muito positivo aos objetivos da Missão deste equipamento e serviço, sucintamente descritos no topo desta página.

O Espaço
Concebido de raiz para abrigar exposições de Arte Moderna e Contemporânea, a Galeria Municipal de Matosinhos é um projeto da autoria do Arqtº Alcino Soutinho, e está incluída num vasto imóvel que alberga outras valências culturais, nomeadamente a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Arquivo Histórico Municipal, e diversos serviços administrativos e de direção do Departamento da Cultura da Autarquia.
A Galeria caracteriza-se como um espaço amplo, depurado, sem decoração, concebido para que as obras de arte sejam as principais e únicas protagonistas do espaço expositivo. Possuidora de uma grande área de exposição, a Galeria é potencialmente divisível por três salas, com entradas diferenciadas, se for essa a opção. À área expositiva acrescem espaços de reservas, administrativos, de receção, e destinados a animação, nomeadamente para serviços educativos.
Loja
No espaço de receção da Galeria poderão ser adquiridos os catálogos das várias exposições realizadas, bem como algum merchandising da Galeria Municipal. Existem também disponíveis para venda réplicas à escala de alguns monumentos do concelho.
Conteúdo atualizado em2020/10/0721:01